quinta-feira, 11 de agosto de 2011

arqueologia ano 3000

Para aqueles que não sabem, arqueologia é uma ciência que busca interpretar o passado através dos vestígios materiais das sociedades. Alguns dizem que se a história é cascata a arqueologia é sucata, e, bem...de fato pode-se dizer no mínimo que ela envolve um pouco de projeção, imaginação até.

Ás vezes fico imaginando um futuro maluco onde os humanos do futuro investigam nossa sociedade através dos vestígios materiais. Os lixões seriam sambaquis aos olhos destes? A garrafa de coca-cola seria um item essencial a vida, tendo em vista sua occorrência contínua nos sítios? Seriam os shoppings centers templos sagrados, dedicados a algum "deus primitivo"? E se achassem um cd "junto e misturado" do Latino, quais seriam suas interpretações??

A arqueologia teve, contudo, algumas contribuições interessantes. Pudemos saber que a povoação da américa não se deu (ao menos unicamente não) pela migração do estreito de bering e que o homem americano é mais antigo que se imaginava, pudemos saber também que as culturas indígenas brasileiras são bem mais complexas que os livros didáticos ensinam. Tecnologias, culturas, métodos com similaridades ao chamado método científico e outros também. A co-relação entre as marés e a lua por exemplo, foi descoberta pelos índios brasileiros anteriormente a mesma descoberta de copérnico em terras européias. O nosso passado é cheio de "surpresas" para quem está desinformado e por vezes, tão, tão distante de si mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário